Seguro para bicicleta: proteja-se ao utilizar o meio de transporte do momento

Andar de bicicleta tem várias finalidades muito úteis, como passeios de lazer, atividades físicas e locomoção. Para os hábitos cotidianos de um indivíduo comum, um trabalho feito pelo Instituto de Saúde Global Barcelona (ISGlobal) sugere que a bicicleta é o meio de transporte que mais beneficia a saúde das pessoas, inclusive quando comparada à caminhada. Ao tratar a bike como um meio de transporte, a sustentabilidade se destaca. Em comparação aos veículos que utilizam combustível fóssil, pedalar ajuda não só o ciclista a manter uma vida saudável, como contribui para a manutenção da saúde do planeta

Em um contexto de distanciamento social, o retorno à rotina fora do home office pode ser desafiadora, principalmente ao considerar o uso de transporte público ou aplicativos, tendo que lidar diariamente com aglomerações e um possível contágio a partir disso. Ir ao trabalho, ao mercado, à farmácia ou qualquer que seja a tarefa que exija uma saída de casa, sempre utilizando máscaras, a bicicleta aparece como um alternativa viável, porque, além de privilegiar o contato com ar livre, não gera gastos com combustível nem expõe o indivíduo a grandes riscos de contaminação da doença. Com esse crescente uso, é necessário se cuidar e prevenir possíveis danos a esse patrimônio de transporte.

O seguro para bicicleta pode ser muito semelhante ao de um carro. Tanto o ciclista quanto a bike precisam ser protegidos contra acidentes, danos a terceiros, roubos e outros riscos existentes ao pedalar pelo Brasil. As coberturas e métodos de contratação variam, mas geralmente os termos e etapas são iguais, passando pelos processos de verificação (quando a seguradora vai conferir as suas informações enquanto proprietário(a) da bike), de contratação (quando é firmado o acordo entre a seguradora e o segurado), e o de sinistro (condições onde a seguradora é acionada para fazer valer as proteções que foram contratadas).
O ideal é que o ciclista pesquise as proteções que realmente importam para escolher a melhor cobertura para cada situação, baseado no local onde costuma pedalar, tipo de uso da bicicleta e o perfil do contratante de forma geral. Até mesmo situações de acidente ou furto, por exemplo, precisam ser negociadas com a seguradora.